segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Orquídea "olho de boneca" = Demdobrium Nobilis

Orquídeas

Minha percepção dessa planta que me encanta, é que ela é uma guerreira, uma planta que busca sobreviver, usando o último de suas forças, se necessário, para florescer e lançar as sementes, perpetuando a espécie.

Quando vejo uma planta sofrendo, não resisto e digo algumas recomendações e já ouvi:  veja como ela floresceu !... A sua análise não está correta...

A pessoa não percebe que ela floresceu para sobreviver, já que aquele solo é muito fraco e que se ela "permanecer ali" ela vai morrer, desaparecer...

A Dendobrium Nobili é uma planta das mais comuns, pelo menos aqui no sul do Brasil, chamada comumente de "olho de boneca".
É uma planta epífeta (hospeda-se em troncos, caules) não causando dano algum aonde ela está instalada.  Não é uma parasita, mas sim, uma hospedeira.

Na cidade ela é muito cultivada, porém, em poucos lugares ela "está bem".

Vejam a minha experiência, ao plantá-la no tronco de árvore, dentro de um bosque:




segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Mariposa ou borboleta ???


Nesse ano que passou (2016) nos deparamos com um fato até então ignorado:
  • Assim como há lindas borboletas, também há lindas Mariposas..
Como as mariposas tem hábito noturno nós não as percebemos, além daquelas menores e mais simples que aparecem em torno de alguma lâmpada acesa.

Foi ao deparar-me com alguns casulos diferentes é que surgiu a curiosidade em saber o que sairia dali e assim apareceu essa belezura aí de cima. Aquelas quatro manchas claras são translúcidas (quase transparente).

É fácil perceber que "nasceu" uma, pois ela faz barulho ao soltar as asas e fica se batendo no ambiente.  Parece que ela precisa se soltar, desenrolar....

Teve uma que não ia embora.  Nós a levávamos para longe e na noite seguinte lá estava ela próxima de nós.

Agora em dezembro/16 achamos uma linda lagarta (preta+vermelha+branca), a colocamos num vidro de conserva com a tampa vazada para entrar ar e em poucos dias encasulou.  Agora é só esperar para ver a "borboleta"...  Essa lindona aí da foto ainda não sabemos qual a lagarta, mas que creio é somente uma .questão de tempo.

Bom fica aí a sugestão para que vc comece a descobrir o mundo dos insetos noturnos....



Chamou muita a atenção, a resistência do fio com que é feito o casulo. A mão humana, normal, não consegue arrebentá-lo.