domingo, 15 de julho de 2012

Geada


No ano de 2011, em 28 de junho, ocorreu aqui na região de Curitiba, uma forte geada. Há muitos anos não tínhamos essa experiência. Passados alguns dias a paisagem foi de desolação; o verde deu lugar ao marrom.
Samuel, meu filho conseguiu registrar com o celular algumas imagens. A temperatura chegou a -2º.


Esse ano, agora em 13 e 14/julho/2012, voltaram mas com menor intensidade, já que até as bananeiras conseguiram escapar, junto dos pés de cana. A temperatura ficou na casa dos + 2º. Foram dois dias seguidos até agora.
Lembro-me de 1970, que tínhamos semana inteira de geada. Todo dia saíamos a pisar sobre a grama gelada e curtir o gelo. Os telhados das casas ficavam grancos; as torneiras não saiam água, pois a mesma congelava dentro do cano e alguns estouravam com a mudança de líquido para sólido. Os carros ficavam todos cobertos de gelo. Enfim, era um acontecimento.

É bonito, interessante, tem seu momento na natureza, mas eu prefiro que não ocorra, pois os danos são muitos. Na de 2011, um abacateiro daqui de casa, adulto, sofreu tanto, que um ano após, ele ainda está rebrotando nos galhos e olha que é uma árvore com uns 6m de altura e grande copa. Todas as extremidades de galhos estão secas. Fruto, talvez para 2013.

Não consigo imaginar a vida em países cujo inverno são meses de neve e frio. Certamente adapta-se, mas que deve ser chato, deve.