quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Casulo engenhoso


Ok. Esse post é mais um pedido de colaboração.  Se vc conhece, informe que tipo de inseto sai daí. Até agora eu não consegui descobrir.  Senti o "bicho" mexer dentro; apalpei.

Como deixei em ambiente aberto para que ele não morresse, foi-se.  Um terceiro, coloquei num vidro e na boca uma tela. Não adiantou, pois ele deu uma de ghost e sumiu.
Olha que é difícil encontrar um desses.  Espero ter mais chances.
Foi interessante, pois essa construção fez-me lembrar da arquitetura, já que isso é uma obra-prima de muita engenhosidade.
Borboleta ? Aranha ?

Sapos. Quem gosta deles ???

Pois é !!! Nasci numa cidade do norte do Paraná e não tenho lembrança de ter visto um sapo por lá.  Olha que nasci numa fazenda e vivia pelos riachos, matos, grotas...  Acho que na cartilha do ensino fundamental (era o primário) tinha um sapo na letra "S".  Quando cheguei em Curitiba no ano de 1970, no mês de julho, meu, que era aquilo.  Tinha sapo prá todo lado que vc olhava/andava.
À noite então, próximo dos postes com lâmpada (eles esperam os insetos) tinha reunião de gang's.


O tempo foi passando e as valetas foram dando lugar ao esgoto encanado e os sapos foram desapercebidamente sumindo...  Em contraposição (meu Deus... quanto palavrão...) as aranhas-marrons tiveram sua população aumentada, assim como outros insetos.
Eu não ensinei meus filhos a terem medo, mas sim a respeitar os locais de possíveis habitat de algum bicho.  Assim, lembro-me de uma vez, num verão (cerca de 1984), que um dos meus filhos (Carlinhos) fez a mulherada sair correndo e gritando, pois lá vinha ele com um belo sapão na mão, todo faceiro para mostrar o que ele tinha achado...
Pulando no tempo para 2010, passei a ter a companhia do Tibúrcio.
Um belo exemplar como vcs podem ver pela foto acima.  Difícil de pegá-lo já que é muito grande; talvez uns 20 x 15 cm.  Não é um sapo boi.  Segundo a Wikipédia, há 4.800 espécies de sapos.
Ainda não entendi se ele é macho de verdade ou uma fêmea, pois um dia peguei-o assim como essa foto abaixo ilustra, com ele embaixo.  Na natureza os machos, geralmente ficam por cima.
E aí Tibúrcio ? que time vc joga ?
Com ele aprendi a não ter "nojo" de sapos e sim a aprender a manuseá-los.  Não tem aqueles cáras que pegam cobras, serpentes, escorpiões, etc. ?  Então, estou evoluindo.  Agora, pior do que pegar cobra é pegar uma traíra (peixe).  Muito lisa, mas que sabonete molhado, e com uma boca provida de afiadíssimos dentes....

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Cupim

Senti-me em falta com este blog.  Afinal vi com 'os meus próprios olhos', agora cinquentão, uma rainha de cupim, desses cupinzeiros que crescem no campo. Em falta, porque eu simplesmente guardei essas fotos por muito tempo... Sorry.
Esse inseto faz uma construção interessante, tanto para baixo como para cima do solo.  Cria uma liga que a terra torna-se muito resistente à pancadas e sómente com uma ferramenta afiada e muita disposição, é que vc consegue danificar o citado cupinzeiro.
No detalhe um pequeno cupim próximo da rainha. É de impressionar o tamanho dela. Deveria ter cerca de 8cm, enquanto um cupim deve ter 5mm.
Nós usamos uma tática: com uma grande alavanca, deslocando a base subterrânea; assim como não era tão grande, o tombamos e aos poucos fomos quebrando-o como nessa foto:


Não sou especialista em cupim, mas já ouvi que esse do solo nada tem a ver com aquele que ataca as madeiras.... quem quizer e tiver paciência, pode pesquisar e postar comentários aqui.  Tem uma época do ano que elas saem voando aos montes e são chamadas 'aleluia'; um inseto que voando de repente larga suas asaa e desaparece.  Parece que esse aí é o cupim devorador de madeira.  Se for, eles são bem diferentes.
Mande sua contribuição sobre esses insetos tão desconhecidos.