sábado, 17 de setembro de 2011

Desmatamento, Reflorestamento....


Sempre achei a conversa de desmatamento um pouco estranha.


Pensava quando ainda jovem, que bastaria  1 em cada 10 pessoas plantar uma árvore e haveria uma revolução na paisagem mundial.  Um amigo nipônico pregava que ao construir uma estrada, deveriam plantar nas margens, árvores.  Isso acontece em alguns lugares, mas muito pouco.   Mas, por que não plantam e só reclamam ?
Demagogia ? Ou tem algo por trás disso ?
 Olhe para a história, para as civilizações mais antigas.  Com exceção da Ásia (que eu conheço tão pouco), vemos a África, Europa e América sendo desmatadas sistematicamente ao longo dos séculos.
A Bíblia fala do Cedro do Líbano.  Onde estão ? Acho que só em fotografia.
As guerras consumiram mais lenha do que se pode imaginar.  Imagine um exército de 2.000 homens sitiando uma cidade por um período de dois anos.... Lenha para comida e aquecimento das tropas.  Agora, pensa num exército (isso ao longo da história) maior.... ex. o de Alexandre, os Assírios, os Bárbaros, os Babilônicos, os Egípcios, o Imp. Romano, Otamano...

A partir dos anos 80, creio eu, começaram a mirar a Amazônia, como o ‘pulmão do mundo’.   Uma piada de mau gosto, a  meu ver.   Querem salvar algo que eles mesmos destruíram.  Não poderiam investir na educação preservacionista ? Portanto, dá para suspeitar que o interesse é outro e não tão bonzinho.
O Brasileiro bocó reclama um falso nacionalismo e as ONGs muito espertas vão preparando terreno para, quem sabe, torná-la uma nação independente (do Brasil, é lógico).  Estão fortalecendo o termo nação e ali existem muitas nações indígenas, que de índios mesmo não tem mais nada.  São milhares delas (ong) só no morte do Brasil.

Lá pelos idos de 1950, no norte do Paraná, meu pai (filho de europeu) conta que a machado eles derrubavam árvores, em cuja base trabalhavam 4 machadeiros ao mesmo tempo.  Você pode imaginar isso ?
Como os locais não eram providos de boas estradas, eles eram ‘obrigados’ a queimar toda a madeira e depois fazer a plantação entre o que o fogo não havia devorado.   Conta ele que muitas toras queimavam dias a fio, mesmo debaixo de chuva e ainda ficava aquela enorme tora caída no terreno. Muitos riachos não existem mais, pois foram assoreados.
As curvas de níveis foram implantadas no Brasil na década de oitenta. No Rio Grande do Sul  já havia um deserto (não sei como anda hoje).  Uma história muito recente.   Creio que culturalmente isso não muda assim.   Para mim o brasileiro continua propenso à derrubada, à queimada.


Atualmente (2011) ainda sai madeira pelos rios da Amazônia sem que possamos controlar aquela enorme região, contado com a cumplicidade dos índios que são protegidos por uma legislação bocó, que somente facilita o contrabando de vários produtos, talvez alguns até desconhecidos pela maioria de nós.

O governo brasileiro de 2002 a 2010 foi parceiro do governo da Bolívia,

que incentivou abertamente a produção de folha de coca dentro do país (bolívia), fornecendo aos narcotraficantes a matéria-prima de que necessitavam.  Por conseguinte, o caminho natural para escoar essa produção é pela região amazônica.  Esses não são confrontados, pois são difíceis de serem localizados,  mas produtores de cereais, sediados na reserva Raposa Terra do Sol, esses sim, foram banidos de suas terras eliminando a possibilidade de trabalho para o índio civilizado.
Se formos lá conferir, aqueles índios que trabalhavam nas fazendas de arroz, fazem o que atualmente ?  Com 99% de possibilidade de acertar, estão contrabandeando diamantes, madeira e outros bens preciosos, com a cobertura não nacionalista das Ongs.  O STF (juízes da corte máxima-nomeados pelo presidente - isso mesmo !) tem parte de culpa nisso.


O que posso concluir é que o homem é inclinado a depredar aquilo que é natural.  
Mesmo quando vc é um parlamentar que legisla sentado numa poltrona e que não sabe o que acontece de verdade pelos interiores desse vasto Brasil. 
Ao invés de criar leis, poderiam criar programas educacionais.
Isso eu já vi funcionar com o lixo (Curitiba-Jaime Lerner); pode funcionar como todo o ecossistema. 
Há coisas básicas que todo ser humano pode contribuir. Há conflito de interesses, claro.  Quer um exemplo: uma sociedade ‘moderna e consumista’ frente à comunidade daqueles monges Chineses que só pensam em ficar zen.  Quem está certo ?

Mudando de assunto, o que será do aqüífero Guarani ?  Ninguém fala nada.  Só dá notícia o bocó do pré-sal que só existe em planilhas e gráficos e animações virtuais. Quanta manipulação...
O código florestal brasileiro impõe 20% de reserva legal nas propriedades o que creio estar certo, porém ao lado, na Argentina não existe nenhuma exigência o que levou o plantador de soja Blairo Maggi a investir por lá....  Não poderia investir aqui ?
Segundo a CNA (Confederação Nacional da Agricultura), o grande produtor é o maior preservacionista de nossa mata.  Ele sabe que a água é importante, assim como as abelhas e insetos para polinização das plantas... o que vai aumentar a produção.  Perceberam ?
Nós repelimos o investimento externo, agora estamos repelindo os próprios brasileiros!

11/06;2012 - Plantei hoje mais 4 pés de Imbuia de meu próprio canteiro.

Como analisar ?



A aparência na grande maioria das vezes, pode nos enganar.
Quando vc olha um pé de Videira, exemplificando, alguém menos informado poderia dizer que trata-se de um tronco seco e que não serve para nada. Morreu !

Com o passar do tempo e na estação adequada, podemos ver uma mudança que não deixa dúvida: 
a planta está viva.


E para surpresa de muitos, em curto espaço de tempo, a planta mostra seus braços e seus frutos.  Frutos esses que proporcionarão a alegria de muitos, seja pela fruta, pelo vinho, pela geléia ou doce.


Em formação

Prontos para consumo


Certamente vc pode lembrar-se de muitas coisas que na natureza, portanto, na  nossa vida, pode levar-nos ao engano.  Dá para fazer um caminho inverso a esse aí de cima e começarmos por alguma coisa muito bonita e passarmos o resto do tempo com algo que não te a mínima graça.
Um casamento, por exemplo.  Vc pode casar-se com alguém lindo, cheio de graça e amores, mas aos poucos aquilo tudo desaparece/desvanece e vc passa a tolerar alguém que já perdeu o brilho da vida...
Um cientista diz que não acredita em Deus porque não pode reproduzí-lo em laboratório, ao mesmo tempo ele acredita que além dos planetas já conhecidos, há outros, que ele ainda não viu.  E como ele acredita naquilo que ele não viu e apalpou ? 
Talvez  usando a lógica; assim, pela lógica, eu creio que Jesus é Deus.   
Que coisa estranha não é mesmo !?
A pessoa que não tem fé que Deus criou tantas coisas minuciosas, deve ter a vida muito chata.
Ecologista radical geralmente é uma pessoa chata (desculpe-me aqueles que não o são – que bom);
Normalmente quem gosta da natureza e admira seus detalhes, é uma pessoa mais sensível do que os demais. 
Quem gosta de coisas boas, normalmente é uma pessoa "boa".
Nem sempre ter leis e estatutos gera um ambiente de vida mais saudável; creio que as vezes torna-se um suplício para alguns; um tormento para outros.  Exemplo ? Os plantadores de arroz na reserva Raposa Serra do Sol (acho que é assim) foram expulsos de suas moradias - ocupavam uma pequena faixa da enorme terra da reserva e eram importante economicamente para o estado de Roraima.
Vc já deve ter ouvido de alguém que foi preso por matar um tatu que serviu de alimento à família dele.
Quem sabe os ecologistas poderiam aprender com esses. Talvez morando em várias regiões do interior do Brasil... vivendo com o trabalhador e com o folgado... Certo ou errado ? è só uma opinião diante de tantas....