sexta-feira, 25 de março de 2011

Fogueira

Se vc nunca esteve diante de uma fogueira, aquela fogueira tranquila, não um incêndio é claro, ainda falta algo importante na sua vida.
Quem já curtiu, sabe que é especial o momento.
Eu já estive só, com mais um, com outros... por pouco tempo, por longo tempo... já passei correndo (é claro) sobre as brasas... Dormi ao lado.
Já curti estralar uma planta que não sei o nome, que quando colocada verde faz um barulho semelhante a um track.  Já urinei sobre... e dei muita risada por isso (quando menino...).
Saltar sobre ela, então... foram muitas vezes.
Quando vc colhe um galho da fogueira e que na ponta dele tem brasa, quantos desenhos vc faz na escuridão ! Quantos inimigos imaginários vc destrói com um golpe de espada !

Ao olhar uma fogueira vc a contempla.  Vê imagens, ouve sons, percorre o seu caminho para o céu.... viaja !
Na foto abaixo, quantos pensamentos vem à mente do Samuel ?
Quantos sentimentos eclodem do seu interior ?
Quantas dúvidas lhe surgem ? Quantas certezas ?

Certamente um momento que ficará marcado pela foto, principalmente, mas também pelas coisas pitorescas do tio dele fumando um charuto, o banco de areia....



segunda-feira, 21 de março de 2011

Imbuia - uma espécie de canela

Postei, creio eu, mais de uma vez algo sobre essa madeira tão nobre e importante para o Brasil que é a Imbuia.   Aqui no sul, principalmente na região do norte de Santa Catarina, haviam muitos produtores de móveis coloniais que só usavam essa madeira.   Sempre a achei charmosa.  Tem um cheiro muito bom quando é serrada.  Estamos morando em uma casa de contrução antiga e vibramos ao encontrar portas e janelas de imbuia.
Bom, assim eu sempre tive curiosidade e olhos atentos para ela, a Imbuia.  Conheci as primeiras árvores em Rio Negrinho-SC., quando já me informavam que as árvores preservadas em áreas mais limpas estavam morrendo.  Possivelmente pelo fato de que elas gostem de estar no meio da mata alta/vurgem.
Em Bocaiúva do Sul, região ao norte de Curitiba, encontrei mais árvores, em melhor estado de saúde do que aquelas de SC.  Assim colhi algumas mudas que foram plantadas com sucesso, no meio de árvores altas ao mesmo tempo em que mais tarde trouxe sementes colhidas no chão, as quais foram para um canteiro construído por mim e meu filho Samuel.  Passaram-se muitos meses.  Criamos dentro de nós uma expectativa se eles iriam germinar, o que acabou ocorrendo muito tempo depois.  Perdi a conta, mas creio que foi mais de seis meses.  Num outro canteiro, com sementes de Tarumã, não germinaram ainda e creio que pela experiência da Imbuia, isso não vá ocorrer.
Após o surgimento das mudas, veio a pergunta: o que fazer com elas, afinal estão muito juntas...

Essa semana tive a idéia de criar um novo capão de madeiras nobres, próximo da rua que dá acesso à nossa casa.  Sem planos eu já havia começado a selecionar os tipos de árvores.  Sei que num ecossistema tem que haver de tudo que a natureza produzir, mas tem um inconveniente muito grande vc manter no meio de um bosque árvores de madeira branca (mole).  Elas tem vida curta e crescem bastante, causando muito estrago quando caem; portanto, eu já não deixo crescer e seleciono as espécies. Gosto de deixar a Bracatinga vermelha (galhada); ela é muito boa para fazer churrasco!!!  Nas fotos que vcs verão a seguir, tem até um pé de Espinheira Santa, nativa (eu não plantei) - veja ela:
Tem também Cedros com mudas de Bocaiúva do Sul - Pr.


Tem os pés nativos de Pinheiro Bravo e Guabirobeiras:
E agora as Imbuias, com o charme de alguns tocos para protejê-las durante as roçadas, o que evita o uso de estacas.  Os tocos são de madeira branca que daqui uns três anos já terão sido absorvidos pela terra.

 
Creio que isso serve de estímulo para alguns que acham muito longo o tempo de crescimento de uma árvore que destaca-se pela sua qualidade; não se iluda, o tempo passa rapidamente.  Já comi pinhão de árvore planta por filho meu, o que leva cerca de quinze anos.  A Imbuia deve levar uns 30 para ficar com porte de árvore, mas se eu não ver, certamente terão testemunhas para dizer quem plantou.
Meu próximo projeto é colocar em árvores dos bosques aqui da propriedade, o nome popular de cada uma.  Vou precisar de um botânico para isso ?  Talvez a Internet me ajude.