segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Comendo penas

Na criação de patos aqui de casa, existem três ambientes bem distintos:
  • berçãrio (dormem trancados)
  • patos de tamanho maior que pintinhos até criarem penas (dormem trancados) já com uma sub divisão para os machucados...
  • jovens, adultos e espaço dos ninhos, tanques
 Sempre que possível, ao sairem dos ovos eu os levo para uma caixa dentro de um paiol (quarto), onde ficam aquecidos por uma lâmpada de 60W num período que pode variar dependendo das condições climáticas; cerca de quatro dias já ajuda para que eles se firmem.

Um erro.
Na fase intermediária, eu estava errando.
Como os pequeninos recebiam ração de crescimento para se fortalecerem  e assim evitar alta taxa de mortalidade, eu acreditava que já tinha feito o necessário e ao mudá-los de 'classe'  deixava-os somente com a quirera e verdes (verdura, seralha, dente de leão, taioba, etc).  No entanto, percebi um mau hábito de alguns: comiam penas tiradas do rabo dos companheiros.  Não era geral e variava muito do tipo de ave; não eram só os maiores.   Comecei suspeitar de uma doença (já havia ouvido que os pintinhos faziam isso) ou de alguma carência vitamínica.  Como a coisa ficou muito séria, com alguns seriamente feridos, precisei tomar uma atitude.
Ao procurar uma pessoa experiente na loja em que compro produtos agropecuários, ela informou que realmente é uma carência de vitaminas, uma vez que a quirera só tem valor energético e o verde não complementa de forma suficiente.

Atitude: comecei a colocar ração de crescimento junto do farelo de  milho; os dois se parecem.  Tenho alternado a quirera de segunda com o farelo de milho.  O farelo de trigo eu já usei, mas como a maioria do trigo vem da Argentina, em alguns momentos o valor torna-se inviável.  Ano passado (10) eu pagava R$ 8,60 o saco; mês de fevereiro/11 estava a R$ 13,50 (inviável).
Aqui eles aceitaram bem a ramada (folhas) da mandioca.
Fica aí a dica para não mudar radicalmente a alimentação das aves.
Sei que isso que vou mencionar é meio utópico e não tão prático, mas quando estiver mexendo com terra e achar uns bichinhos, separe e leve para os patinhos.  Eles são loucos por minhoca e quando acontece de um apanhá-la, sai correndo para não perder o prêmio...
Repolho é uma verdura prática; é só dar uma picada e oferecer à pataiada.  Aos pequenos é bom cortar mais miúdo.  Se vc não planta, é de custo baixo uma caixa.  Se na sua cidade tiver uma central de distribuição, fica mais em conta ainda.  Fiquei sabendo que algumas vezes os produtores jogam fora por não conseguirem um preço mínimo.
link:      http://celepar7.pr.gov.br/ceasa/hoje.asp

Atualizando em 21-mar-2011
Sinto pelo fato de que o clima da região de Curitiba é tão úmido e com tendência mais para baixas temperaturas.  Quando o sol aquece o ambiente é uma maravilha.  Os patinhos crescem sem dificuldade.
Com relação ao acontecimento com o 'traseiro dos patinhos' acabei achando uma solução; pelo menos ajudou.  Comprei um spray de lepicida (aquele com violeta genciana) e passei a usar em toda ave que estivesse com ferimento e percebi que o cheiro inibiu o ataque.  Concomitante, eu observei e tirei do meio aqueles que estavam mais violentos.  Ao começar uma briga  é colocado junto dos adultos, como castigo.  Assim ele tem que aguentar o mundo selvagem !