domingo, 26 de dezembro de 2010

Ortencias e Verao

Estamos em dezembro/2010.  Muita chuva, calor razoável, muitas flores.
Destacam-se as Ortências.












Quando estive em Gramado-RS, lá pelos anos 80, fiquei impressionado com essas flores.... agora tenho-as no jardim.  Uma belezura ! 
*dica: se vc quer uma flor com coloração diderente, é só trabalhar o ph da terra. Não aprofundei-me no assunto, mas essa dica é da revista Globo Rural.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Patos / Ducks - recorde

Para quem conhece ou viu criação de patos, sabe que o normal de uma boa eclosão fica na conta de uns 15 ovos, até 18.  Percebi que patas mais novas chegam a chocar 1 ovo (aí precisa haver remanejamento de ovos).
Percebido também que a pata tem a função de chocar os ovos e depois somente ensiná-los a comer e beber. A partir de então passamos a usar um irmão maior na função e liberamos a mãe.
Hoje quero documentar um feito significante de uma pata.
Quando eu via a quantidade de ovos que havia no ninho (também descuido meu), imaginava que a maioria iria perder-se, pois ela não tinha como cobri-los todos.


Engano meu !
Dois ovos falharam.

Um filhote nasceu antes do tempo e acabaou morrendo.
Mas, 26, isso mesmo, 26 crias nasceram.  A maioria com a ajuda da mão do homem para abrir os ovos e tirar a película de proteção.
Uma belha ninhada.  Que venham muitas outras dessa maneira.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Imbuia - mudas

Creio que já postei alguma coisa sobre a árvore Imbuia.  Ela me impressiona pela cor, densidade e desenhos da sua madeira.  Antes dos anos 80 ela foi muito usada para construção de móveis chamados de 'colonial'.  Até o cheiro dela é especial. A raiz laminada produzia um produto chamado de 'rádica' que era muito valorizada, haja visto a dificuldade em se produzi-la.  Tinha um desenho todo retorcido.

Procure na Internet e verá quanto se pode fazer de especial com essa famosa Rádica.

Assim, onde eu nasci (norte do Paraná), não havia esse tipo de árvore, aliás, só tinha Eucalipto (1970 - tinha 13 anos), Cinamomo[sta bárbara], Mangueiras.  Essas, são as árvores que me lembro.  Meu pai conta sobre o desmatamento que houve por lá, a fim de que pudessem plantar; coisa horrível nos dias de hoje.  Ele conta que haviam árvores em 4 homens trabalhavam a machado, todos ao mesmo tempo e um dia, as vezes até dois dias para conseguir derrubar.  Depois ? Fogo.  O fogo corria solto até apagar, sem conseguir consumir toda a árvore, já que o cerne permanecia.  Quando eu nasci (1957) só havia café e pasto.  Deu no que deu: assoreamento dos rios.  Alguns desapareceram por completo.


Aqui em Curitiba fui apresentado a ela (imbuia) e desenvi certa admiração.  Quando vendedor de móveis (1982 a 1989), vendi muito produto fabricado em São Bento do Sul-SC e região.

Em Rio Negrinho-SC pude estar bem perto de várias árvores remanescentes de um desmatamento e pelo menos ali elas mostraram que não poderiam viver fora da floresta e estavam em processo de morte.
Trouxe algumas raízes secas e  percebi que ela cresce em espiral.

Mais recentemente, em Bocaiúva do Sul-PR, também outra propriedade com raras árvores, mas ali pude coletar sementes e mudas.  As sementes deram poucas mudas, mas deu resultado; veja na primeira foto, duas mudas:

Agora, veja a planta oriunda de uma muda.  Isso com um ano.

Essas mudas vão gerar árvores que eu verei quando velhinho, mas alguém tem que plantar.

No intetior, proibida a sua extração, elas não são valorizadas.  São utilizadas até para palanques de cerca.
 Essa aqui o fogo não conseguiu devorá-la por completo.
ERRO:  Nunca deixe a Imbuia como na foto acima.  Ela fatalmente irá morrer.  Quando não há mata, associe com árvores que possam fazer sobra à ela, associando-a principalmente ao pinheiro Araucária.


Em outro post, quero mostrar umas peças produzidas em imbuia e restauradas.

Gogumelo duro

Pessoal, aqui tem um gogumelo muito diferente.
Ele é bem denso, parecendo com uma madeira.  É raro ?
Pelo menos por aqui, no sul do Brasil, eu nunca o vi.


Ele chega a um tamanho bem significativo.  Eu calço 39...


Fica aí o registro.

Orquídeas ? Orquidófilos, nos ajudem.



Minha amiga de Internet, a GUIDHA, tem essa planta e eu não soube dizer se são orquídeas....  As raízes lembram, mas a planta deixa dúvida.  A Guidha espera pelas flores... mas e se elas não vierem ?
Agradecemos o apoio dos profundos conhecedores de Orquídeas.

Pica-pau, filhotes

Existem vários tipos de pássaro, chamados de Pica-Pau.  Aqui (no sul do BR onde resido) temos em maior quantidade o Chen-Chen que talvez seja o "Colar Dourado" abaixo.   Vistoso com tons mesclado de cinza nas costas (tipo carijó) e amarelo no peito.  Também, mais raro, o famoso cabeça vermelha, inspiração do desenho na tv.
Alguns exemplos brasileiros:
Pássaro bonito é aquele observado livre na natureza.
Por vezes ficamos de frente  com tipos antes nunca vistos e percebemos que não sentem medo, dando a impressão que ainda não conhecem o 'homem'.

Agora, no final de novembro e início de dezembro, estamos presenciando uma ninhada de Pica-pau.  A mãe é toda marrom avermelhada e não é pequena. Fez (ajuntou umas cascas de Pinus) o ninho dentro de uma cobertura de portão.  Esperta, pois o local é muito bem protegido.

Segue uma foto. Se conseguir mais alguma, complemento depois.


Atualizando em 05/dezembro/2010.
- ao tentar vizualizar os filhotes para confimar se já tinham penas e a que ponto estavam, provoquei uma revoada; porém eles ainda não estão 100% aptos ao vôo e assim foram ao chão. Perigo á vista: 3 cães ávidos por uma ave.  Devolvemos ao ninho, todos eles, exceto um que escondeu-se sendo localizado mais tarde.  Com a dificuldade de alcançar o ninho, optamos por deixá-lo numa gaiola (peça de museu, aqui), à semelhança do que fizemos com um sabiá e cuja experiência deu certo.
Só que nesse caso a mãe não apareceu para tratá-lo, pois existiam outros filhotes no ninho e até o final do dia de hoje ele ainda estava só.
Diante do ocorrido, tive que optar por ser babá.  Literalmente, tive que enfiar garganta abaixo, algumas minhocas, uma aranha, água e caldo de manga.  Seguem abaixo três fotos onde vocês podem ver a posição em que ele gosta de ficar: na vertical e por último um jeito de estar sossegado, num ambiente amigo e de estômago bem cheio...
Um detalhe curioso: ele está solto ! Mas não vai embora.





Acho que vou parar de ficar espiando ninho de passarinho.....