sábado, 7 de agosto de 2010

Peru só no Natal e dia de Graças ???

Surgiu uma dúvida.
Mas antes um prefácio.
Hoje é muito comum vc ir ao supermercado e ter várias opções de peru.  Já comprei coxa de peru - gostei dela assada.   O pessoal em casa não ficou apaixonado. Pena.
Aqui no Brasil, um tempo atrás, nós falávamos em Peru somente no Natal e era só a Sadia quem fornecia.
Não de Perui, mas tinha um comercial (video) na TV em que o frango era ligeiro. Link abaixo.
Em Curitiba, na mesma época, os policiais do trânsito receberam suas motos de cor branca.  Daí o apelido que os guardas de trânsito receberam:  frangos da Sadia  (não peru).
Isso foi  só lembrança para quem tem cerca de 50 anos....
http://www.youtube.com/watch?v=Gyq1ikCZieo
Minha questão:
Uma pessoa amiga estava à procura de peru branco. Pediu help para a missão. Por que ?
Já ouvi que há diferença do peru criolo, bem mais resistente na criação.  Mas branco ao invés de preto ?
Carne mais macia ?
Quem souber favor comentar.

Patos Domésticos (fechados)

Comecei, meio sem planejamento ou mesmo interesse, a criação de alguns patos e patas (hehehe).... Comecei com 29 aves, sendo 14 filhotes e 1 macho reprodutor. Procurei informações na rede, ouvi dicas de alguns criadores e parti para a minha experiência.
Sinto estar sem câmera para poder registrar as várias tentativas; algumas até engraçadas. Os ninhos por exemplo.
Minha primeira atenção foi com o custo x benefício. Alguns diziam que alimentavam com farelo, pois o farelo estufa e satisfaz o "bicho", outro dá quirela, outro milho e matl. verde, e assim por diante.
Então, tenho usado os três.
A preferência deles tem sido por farelo, depois a quirela. Como a quirela tem custo maior, a proporção maior é de farelo.  O verde também tem sua classificação, começando com alface, couve, brócoli, serralha, etc.   Quando sentem fome atacam o que estiver à frente, até as batatas de taiá, disponíveis na área, lembrando que as folhas já desapareceram (já as do inhame estão intactas).
Case:
Um fato curioso deixou-me intrigado: sumiam ovos do ninho da pata choca. A primeira começou em fins de junho/2010, com 10 ovos. Repentinamente ficou com 9, sem vestígios. Apareceram 5 filhotes com 2 ovos estragados = 7. E os outros 2 ?  Não tinha resposta para a questão.
Assim tem sido. Dando uma atenção para a questão dos filhotes que sofrem muito no meio dos adultos, construi uma maternidade para 2 patas, com alojamento separado e pátio compartilhado, com água corrente.
A primeira a estrear o ambiente, foi a pata com 5 filhotes. Como a primeira pata que veio com 14 filhotes com muitas perdas, acabei por fechá-la durante o período noturno, incorporando essa prática, como procedimento normal.  A mãe com os filhotes, presos durante toda a noite.
O incoveniente dessa prática é lembrar da obrigação.
Relato o seguinte:
Dias atrás, um sábado, tive um compromisso e acabei chegando à noite, cansado. Assim deixei de alimentá-los, o que não chega a causar prejuízo. Porém, não lembrei da pata com os 5 filhotes. Resultado é que no domingo pela manhã só restavam 3 filhotes. Foi uma susto e uma 'baita' raiva.
Descobri, portanto, o causador dos danos:  Ratazanas. Ainda não a vi, mas encontrei outros, próximos da área, mortos pelo raticida.
Parece-me que ele tem atividade externa, maior, durante à noite.  Os cães ficam muito agitados.
Travei uma luta com o dito cujo, aliás, estou em luta. Descobri a carcaça de pelo menos um patinho (só a pele). Ele cavou várias tocas, tentando permanecer no ambiente e eu atrás despejando massa de cimento.
Outra estratégia foi a colocação de veneno granulado (raticida) debaixo de telhas goiva. Um pacote debaixo de 3 goivas, para impedir que algum pato tenha acesso.
Um pacote já foi esvaziado. Estou à espera do rato ou ratos mortos. Creio que o veneno vai ser mais eficaz, pois pode acabar com todos eles.
Cercar, calçar, isolar, são meios que o rato supera com facilidade se ele estiver com fome.
Resumindo a história, eu temia raposa, gavião, cão, lagarto ou outro bicho, mas rato, ninguém havia mencionado. Interessante dos ovos é que ele não deixa vestígio. Como pode ?
Fica aí a dica, cuide dos ratos, pois vc pode perder ovos/aves e nem perceber.
Completando (set/10) as ratazanas são a verdadeira praga e só veneno para acabar com elas.  Tenho colocado pacotinhos de isca debaixo de 3 goivas (telha da cumiera) - 3 para evitar que os patos mexam e eventualmente comam.  Além disso, reforcei a maternidade onde ficam os filhotes (chão e parede de alvenaria, teto com tela fina debaixo da cobertura e tampa da porta sem frestas.  À noite todas as portas fechadas.  Hoje pensei em colocar portas nos ninhos das que estão chocando para fechar à noite, já que elas (ratazanas) estão atacando-os.