quinta-feira, 3 de junho de 2010

Pinhão - é agora !!!! junho/2010



Estamos (oficialmente outono) no início da estação fria, aqui no sul do Brasil,com temperaturas abaixo dos dez graus. As geadas estão ocorrendo, como neve mais ao sul (estou no leste do Paraná, no planalto). Estamos comendo Pinhão desde início de maio. Esse ano a safra foi pequena. Ouvi um comentário bem lógico: que há relação do frio x safra de pinhão. Quanto mais frio, mais pinhão. Lembrei-me que ao plantar macieiras o vendedor recomendou-me que no tempo adequado usasse um produto para quebra da dormência... Se a macieira precisa de frio para quebrar a dormência, o Araucária Angustifolia também... mas não é viável economicamente assim como para aplicá-lo (o produto) só de avião... hehehehe.
Aqui em casa devemos ter uns 20 pinheiros do tipo Araucária, mas tem mais pinheiro macho que fêmea, e é esta última que produz o famoso Pinhão.
Mas já deu para curtir bastante, assim como é legal a visita saboreá-lo de várias formas; até na brasa da fogueira... É como o maná bíblico; é um pão do céu ! Obrigado Deus por essa benção tão esperada (por nós, pelos pássaros e roedores)!!!