quinta-feira, 8 de maio de 2008

Milho de pipoca


Lá pelos anos '70 eu ainda era um menino (hoje sou um meninão de 51), tinha um hábito muito saudável que cultivo até hoje. Estourar milho de pipoca !!!
Sempre gostei muito de Pipoca. Aqui no Sul do Brasil chamamos assim o milho de pipoca "estourado" na panela. Creio que por todo o Brasil.
Já fiz pipoca no meio da brasa com cinza..... quando se é criança, tudo é festa !
Quem é daquela época sabe como era difícil fazer uma boa pipoca. Cada um tentava uma nova técnica para melhorar a estourada e a qualidade dela....
Os grãos tinham uma ponta afiada quase que como um espinho... tínhamos que debulhar a espiga, deixar secar bem...
Eu pelo menos, ficava de olho no pipoqueiro e cobiçava uma panela daquelas que tinha um cabinho para girar os grãos, sem tirá-la do lugar.
Já adulto, vi surgir no mercado a "pop corn" vinda dos EUA e o milho Argentino, que continua a vir até hoje (uma barbaridade isso !), além do milho de Goiás que andou aparecendo aqui em Curitiba. Não ouvi mais falar dele.
Depois apareceu por aqui e continua até hoje, a pipoca para microondas. Nossa que revolução !!! Até que cansou e voltamos ao método tradicional, muito mais saboroso.
Hoje com tantos anos de experiência, consigo fazer uma boa estourada de milho de pipoca. Uma boa dica é usar óleo de Milho; fica mais macia que Canola. Você deve saber que estoura-se pipoca até com margarina.... mas....
Quando chegaram os primeiros fornos de microondas, eu trabalhava na Philips e eles trouxeram alguns da Itália para testes. Faziam bolos, assados, etc. Como ele ficava no departamento em que eu trabalhava, logo o pessoal foi perdendo o interesse nele (isso em 1975). Um belo dia eu tive a grande idéia de estourar pipoca nele... Eu estava só, o pessoal viajou... Imagine!
Peguei um cinzeiro de vidro (bem grosso; devia pegar 1kg), coloquei alguns grãos ali (só os grãos, sem óleo) e liguei o "trem". Passou um tempo e nada. Mandei ver "novamente" umas três vezes. Na quarta o cinzeiro explodiu !!! E os grãos, você pergunta? Continuaram intactos !!! Não sentiram falta do cinzeiro-ufa! Nunca mais mexi naquele forno. Se eu soubesse lá, o que sei hoje, teria estourado muita pipoca em microondas. Teria me tornado um pioneiro; pelo menos no Brasil; foi por muito pouco.
Na minha infância eu convivi com um milho escuro, cujo grão estourado produz uma pipoca miúda, mas com um sabor inigualável.
Tentei de várias formas preservar isso e tive muitas dificuldades, pois sempre dependia de terceiros. Agora que meu pai mora na minha chácara com sua mulher Maria (minha segunda mãe Maria), eu consegui com a ajuda dela, plantar e colher. Foi pouco, mas dá para dar continuidade e não perder de vez essa herança das terras brasileiras.

4 comentários:

Anônimo disse...

Que histótia legal.. gostei muito. Mas se fosse possível gostaria de receber uma amostra deste milho. Sou de Minas e nunca vi esse tipo de milho pipoca.
inté...

Luiz Carlos Catossi disse...

Olá Thiago. Guardamos algumas sementes. Tendo sucesso, mandamos p/vc.

francisca disse...

Luiz, nós estamos tentando resgatar algumas tradições, e eu tenho interesse em cultivar milho colorido, por acaso você poderia me doar algumas sementes?
Grande abraço
Francisca

Luiz Carlos Catossi disse...

Francisca, mande seu endereço p/email: catossi@gmail.com Em breve sai a nova colheita e te mando. Eu sei que existe um órgão do governo que armazena todos os tipos de grãos de milho. Assisti ou vi na revista Globo Rural.